Comunicado Urgente

Oi, pessoal... novamente... desculpem a ausência. Venho trazer uma notícia triste (pelo menos para mim...) sobre o nosso concurso de Miss Anime 2014. Por falta de inscrições para um bom concurso, ele foi cancelado. E novamente desculpem a ausência, pois o evento deveria começar em janeiro e nem vim aqui avisar que por este fato não ocorrerá mais. Perdão a todos.


Att. Suellen Cristina

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Resenha: Highschool of the Dead Volume 1 – Editora Panini

  Essa resenha não foi feita por mim, mas por Allena do Jbox. Caso queira ver a original e completa Clique aqui.


No original Gakuen Mokushiroku – Highschool of the Dead (Colégio Apocalipse – Colégio dos Mortos), geralmente apenas chamado de Highschool of the Dead ou simplesmente abreviado para HOTD., é uma série em publicação desde setembro de 2006 na revista Dragon Age (a mesma de Chrono Crusade e Full Metal Panic! Sigma) da Fujimi Shobo (uma das ramificações da Kadokawa Shoten).
O mangá também foi lançado na Espanha, França, Taiwan e Alemanha. Atualmente tem 5 volumes encadernados (que contemplam até o capítulo 22), estando atualmente no seu 25º capítulo. Vale lembrar que essa revista, Dragon Ace, é mensal e cada volume tem em média 4 a 5 capítulos. Ou seja, é um mangá que demooora para ser compilado em volumes, então esteja previamente preparado para looooongos meses de espera caso acompanhe o título pela Panini. Além disso, a obra esteve parada desde o fim de 2008, só tendo voltado recentemente em fevereiro de 2010 junto do anúncio de um anime que estreia este ano no Japão à cargo da Madhouse.
Os autores são Daisuke Sato (história) e Shouji Sato (arte) e embora tenham o mesmo sobrenome os dois não têm qualquer parentesco. Shouji é principalmente conhecido por seu grande arsenal de doujinshis hentai. Já Daisuke trabalhou em jogos, novels e alguns outros mangás. Ambos são autores bem apagados, mas que ganharam muita fama com HOTD.
HOTD é um shounen-ecchi, cujo tema envolve um mundo apocalíptico cheio de zumbis, onde um grupo de jovens tenta sobreviver a qualquer custo. Uma obra carregada de ação, drama, romance, terror e muito sangue. Convenhamos que descrito assim não parece nem um pouco diferente da tonelada de jogos, filmes, desenhos e quadrinhos sobre o assunto. O que HOTD tem que o faz se destacar?
Eu diria que um dos motivos é o enredo. Ao contrário de outras obras onde personagens, vilões e habilidades tem que ser criadas do nada para dar continuidade a saga, HOTD é uma história super bem trabalhada, coesa e pensada com antecedência. Existe a preocupação de se montar um rascunho do que será a história. Dessa forma a grande maioria dos personagens e fatos que aparecem são citados direto ou indiretamente nos capítulos anteriores, ou seja, é tudo bem costurado. E é feito com tal minúcia que quando a trama vai se resolvendo você vai lembrando as pontas deixadas no início, algumas delas talvez só sejam possíveis perceber após uma releitura.
...


Notei também uma peculiaridade nesse volume. HOTD não é um mangá com margens, o autor sempre utiliza todo o espaço disponível na folha. Mas na versão da Panini você pode ver que todas as páginas tem margens adicionadas pela editora. Nenhuma outra versão disponível na internet possui margens, você pode observar que falta o contorno dos quadros onde toca a margem. Talvez essa seja um borda de segurança para evitar cortes dos desenhos e falas (que ocorrem bastante, prova disso que a própria editora afastava as “falas” das bordas). Sinceramente não acho uma má idéia, embora se perca um pouco do espaço (e achei que a borda ficou grande demais), é ótima a garantia de não ter nada cortado e sem as deformações nos textos.


Amo resenhas bem feitas, e essa é uma delas. Gostei tanto que não poderia deixar de mostrar para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário